Subscribe Us

Header Ads

"In memoriam" - 16 Anos sem Dimebag Darrel

Dimebag Darrel Abbott (20 de agosto de 1966 - 08 de dezembro de 2004)

Dezembro de 2004 é uma data que o fã do Pantera não gosta de lembrar, pois a violenta perda deste ícone da guitarra abalou o mundo do metal.

Influenciado por Kiss, Judas Priest, Van Halen, Randy Rhoads e Ace Frehley, Dimebag Darrel estampava inúmeras capas de revista de guitarristas pelo mundo e era apontado como sucessor de Tony Iommy, no que se refere aos riffs criados em suas composições.

Nascido no Texas, filho de um compositor de country music, tinha à sua disposição o estúdio de gravação de seu pai. Aos 16 anos, após participar de inúmeros campeonatos de guitarristas, foi proibido de participar pois ganhava todos. Simples assim.

Juntamente com seu irmão, o grande baterista Vinnie Paul Abbott, fundaram o Pantera que, após uma mudança de estilo drástica, (do power metal ao trash metal), explodiram para o mundo através do aclamado Cowboys from Hell, entrando para o seleto grupo do trash e, este que voz fala, conferiu SEMPRE AO VIVO a performance de Dimebag com turnê de Far Beyond Driven no palco do Imperator/RJ: Impressionante! Virtuoso ao extremo, chegando a nos fazer pensar como o cara conseguia tirar tanta nota perfeita daquela guitarra!

Após o fim do Pantera, os irmãos Abbott montaram outro supergrupo, o Damageplan e começavam sua turnê pelo país americano. Porém, ninguém imaginava o que estava por acontecer.

Era pra ser mais uma noite de comemorações, já que o Damageplan se apresentava na cidade de Columbus/Ohio, mas na primeira música o local tornou-se um caos em meio ao tiroteio provocado por um fã esquizofrênico (segundo conhecidos informaram) chamado Nathan Gale, que levou à óbito, após vários tiros, o virtuoso guitarrista do Pantera/Damageplan e ídolo de metaleiros pelo mundo inteiro.

Os motivos, segundo relatos de pessoas no local, eram de que o atirador gritou algo sobre a dissolução do Pantera como sendo suposta traição aos fãs, mas jamais saberemos a verdadeira história desse massacre, pois o assassino foi baleado por um oficial da polícia antes que atirasse em mais pessoas. Além de Dimebag, foram mortos um fã da banda, o funcionário da casa de shows e o chefe da segurança do local, e ainda houveram vários feridos naquela sombria noite de 8 de dezembro de 2004.

Darrel foi enterrado em um caixão do Kiss com uma guitarra original enviada pelo próprio Eddie Van Halen, outro ídolo que infelizmente nos deixou neste ano trágico de 2020.

O mundo perdia uma lenda da guitarra e podemos dizer com toda a certeza que “Dime”, juntamente com Hendrix e Van Halen, se tornou ícone de toda uma geração do metal.

Vários artistas gravaram suas homenagens à Dimebag: nomes como Zakk Wylde, amigo de longa data, bandas como Avenged Sevenfold, Buckethead e Blaze Bayley foram alguns nomes que prestaram seu tributo à este grande guitarrista.

No dia 30 de junho de 2018, mais uma triste perda abalava o mundo da música, pois seu irmão, o baterista Vinnie Paul Abbott faleceu enquanto dormia, vítima de um ataque cardíaco. Com toda a certeza, Vinnie e seu irmão Dime, Eddie e Hendrix estão fazendo muita música em outro plano e, aqui na terra, suas composições são clássicos que entraram para a história do rock.



Postar um comentário

0 Comentários