Subscribe Us

Header Ads

Os 30 anos de Rock in Rio serão comemorados na cidade natal do festival

O Rock in Rio é um festival que já nasceu grande. Sua primeira edição, em 1985, contou com um público de 1.380.000 pessoas nos 10 dias de evento. Com nomes como Queen, AC/DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden, o festival marcou uma nova era dos shows internacionais no Brasil, colocando o país na mira das grandes bandas e nomes do rock.

Um festival de proporções gigantescas para o Brasil da década de 80
A segunda edição foi acontecer só em 1991, no maior estádio do mundo na época, o Maracanã. Dessa vez foram bandas como Guns N' Roses, Run DMC, Prince, George Michael e Faith no More, que até já ganhou uma resenha aqui no site, que fizeram a festa.

O Maracanã já foi palco do Rock in Rio
Dez anos de silêncio se seguiram até o festival voltar em 2001, em uma nova Cidade do Rock em Jacarépaguá. Trazendo de volta o Iron Maiden, show que também já falamos por aqui, e uma centena de outras bandas, o festival foi redesenhado e trouxe com ele a temática "Por um mundo melhor", pensando em questões socioambientais. Os brasileiros se animaram com a volta do festival, mas na verdade tiveram que esperar mais uma década por outra edição. O Rock in Rio se internacionalizou e gerou polêmica por manter o nome mas ocorrer em Lisboa e Madrid. Foram cinco edições internacionais até ele regressar ao Brasil em 2011.

Lisboa recebeu o primeiro Rock in Rio em 2004
O retorno foi marcado por um line-up com nomes de peso, dentre eles Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay, Stevie Wonder, Motorhead e System of Down, além de projetos sociais, como a doação de 2.200 instrumentos para 150 organizações independentes. O sucesso foi tão grande que os 700 mil ingressos postos a venda esgotaram em 4 dias. Dali em diante, parece que Medina resolveu manter a tradição do Rock in Rio em sua cidade natal nos anos ímpares e os Rock in Rio Lisboa e Madrid nos anos pares. Esperto da parte dele, pois fazer qualquer coisa em ano eleitoral no Brasil é furada...

Agora em 2015 o Rock in Rio está comemorando 30 anos de existência. A primeira novidade foi uma nova cidade para sediar o evento, dessa vez na terra do Tio Sam. Las Vegas recebeu, em maio, Metallica, No Doubt, Linkin Park e outros nomes. Mas a festa mesmo será no  Rio de Janeiro, onde tudo começou.

Metallica tocou em Las Vegas e também estará no Rio
A Cidade do Rock receberá, de 18 a 20 e de 24 a 27 de Setembro, bandas como Queen, Motley Crue, Rod Stweart, Elton John, Seal, System of a Down, Queens of the Stone Age, Lamb of God, Slipknot, Faith no More, A-HA e Metallica, que marca presença em praticamente todas as edições do Rock in Rio, dentro e fora do Brasil. Outra polêmica que envolve o festival é quanto a diversidade de atrações. Apesar de ter rock no nome, seus palcos recebem artistas dos mais variados estilos, desde pop, passando pelo axé, ao eletrônico.

Queen, que esteve na primeira edição, vem para a festa de 30 anos
Polêmico ou não, o Rock in Rio faz parte da história de todos brasileiros que amam shows ao vivo! Eu fui na edição de 2001, e você?!

Postar um comentário

0 Comentários